Habilidade/Descritor
D2 – Reconhecer aplicações das relações
métricas do triângulo retângulo em um problema que envolva figuras planas ou
espaciais
Conteúdos: Relações métricas no triângulo retângulo,
Por semelhança de
triângulos obtemos as relações métricas
.
Questão 01
Correndo em uma
região plana, partindo de um ponto X, um corredor avança 22 km para o norte; a
seguir, 12 km para o leste e, finalmente, 17 km no sentido sul, atingindo o
ponto Y.
Qual a distância,
em km, entre os pontos X e Y?
A) 11
km B) 12 KM C) 13 KM D) 14 KM E) 15 KM
Solução: aplicação do teorema de Pitágoras
A situação.
a2 =
b2 + c2 (teorema de Pitágoras
a2 = 122
+ 52
a2 =
144 + 25
a2 =
169
a = √169
O lampião
representado na figura está suspenso por duas cordas perpendiculares presas ao
teto.
Sabendo-se que essas cordas medem 1/2 e 6/5
a distância do lampião ao teto é
A) 1,69 B)
1,3 C) 0,6 D) 1/2 E) 6/15
Solução: aplicação do teorema de Pitágoras com outra
fórmula das relações métricas.
A situação
AplIcando o teorema de Pitágoras no triângulo de vértices
ABC (triângulo maior).
a2 =
b2 + c2 ; a2
= (6/5)2 = (1/2)2;
a2 = 36/25 + 1/4
Agora vamos usar uma relação métrica do triângulo retângulo
que diz que o produto entre os catetos
é igual ao produto da hipotenusa com a
altura.
a . h = b . c
(13/10) . h =
(6/5) . (1/2)
13h /10 =
6/10; 13h = 6; h =
6/10 (letra E)
Questão 03
Uma escada de 25 m está encostada na
parede vertical de um edifício de modo que o pé da escada
está a 7 m da base do
prédio,
Se o topo da escada escorregar 4m, quantos
metros irá escorregar o pé da escada?
A) 15
m B) 10 m C) 9 m D) 8 m E) 5 m
Solução:
aplicação do teorema de Pitágoras nas duas situações.
A situação:
Calculando c no triângulo ABC (por Pitágoras)
a2 = b2 + c2
252 = 72 + c2; 225 =
49 + c2; c2 =
625 – 49; c =√576 ; c = 24 m (altura inicial)
Calculando o valor de quanto a escada
escorregou.
Chamando x, o quanto a escada escorregou
temos;
a2 = e2 + d2,
sendo d = 7 + x.
252 + 202 + (7+x)2; 625 = 400 + (49 + 14x + x2);
quadrado da soma.
x2
+ 14x + 400 + 49 – 625 = 0; x2
+ 14x – 176 = 0
x’ = 8 e x’’ = - 22, a raiz negativa não convém.
x
= 8 (letra D)
Questão 04
Observe a figura abaixo.
Se nos triângulos retângulos da figura, AB = 1, BC =
2, AD = 3, então
A) AB
+ BC < AC
B) AB
+ BC = AC
C) AB
+ BC < CD
D) CD
= BC
E) CD
+ BC < AB + AD
Solução:
teremos que encontrar todas as outras medidas para fazermos comparações entre
as medidas (aplicação do teorema de Pitágoras).
Segmento AC.
(AC)2 = (AB)2 + (BC)2
(AC)2 = 12 + 22;
(AC)2 = 1 + 4; (AC) =√5 = 2,2
Segmento CD.
(AD)2 = (AC)2 +
(CD)2
32 = (√5)2 + (CD)2; 9 = 5 + (CD)2; (CD)2 = 9 – 5; (CD)2 = 4; (CD) =√4 = 2
Temos AB = 1; BC = 2; AD = 3. ENTÃO:
CD = BC (letra D)
Questão 05
A hipotenusa do triângulo retângulo ABC
está localizada sobre a reta real, conforme indica a figura.
Se x > 0 e a medida da altura BD relativa ao lado AC do
triângulo ABC, e 2√6 , então x é o número real
A) 2√3 B) 4 C) 3√2 D) 5 E) 3√3
Solução:
aplicando a fórmula o quadrado da altura é igual o produto das projeções m e n.
h2 = m . n
(2√6)2 = (x –
(-4)).(7- x)
4 . 6 = (x +4) . (7- x);
12 = 7x – x2 + 28 -4x;
x2 -7x + 4x +24 -28
x2 -3x – 4 = 0, resolvendo a equação do 2º grau,
temos x’ = -1 e x’’ = 4, a raiz negativa não convém
para x > 0, logo é x = 4. (letra B)
Questão 06
Em uma região plana, à margem direita de uma rodovia retilínea, moram
duas famílias. A casa de uma dessas famílias, representada, na figura abaixo, pelo ponto. A, localiza-se na altura do km 20 da rodovia e
à distância de 400 metros dessa rodovia. A casa da outra família, representada, na figura abaixo, pelo ponto B, localiza-se na
altura do km 21 da rodovia e à distância de 300 metros dessa rodovia. Para
irem à escola, as crianças das duas famílias utilizam diariamente um ônibus
que passa pela rodovia e só faz uma parada entre os km 20 e 21. Sendo
assim, as famílias decidiram construir um ponto de ônibus, representado,
na figura abaixo, pelo ponto P, entre os km 20 e 21 da rodovia,
de modo que as crianças possam caminhar exatamente a mesma distância,
em linha reta, para irem de suas casas até o ponto de ônibus. Considere d a distância, em metros, do km 20
ao local onde o ponto de ônibus deverá ser construído e calcule d e 1/15d.
Solução:
aplicação do teorema de Pitágoras
A situação:
Transformado metros em quilômetros.
400 m = 0,4 km
300 m = 0,3 km
Teorema de Pitágoras
300 m = 0,3 km
Teorema de Pitágoras
a1 = a2
(a1)2
= (a2)2
d² + 0,4² = (1 - d) ² + 0,3²;
d² + 0,16 = 1 - 2d + d² + 0,09
0,16 = 1 - 2d + 0,09
2d = 1,09 - 0,16
2d = 0,83
d = 0,415 km = 415 m
1/15d = 1/15.415 ----> 1/15d = 0,00016
d² + 0,4² = (1 - d) ² + 0,3²;
d² + 0,16 = 1 - 2d + d² + 0,09
0,16 = 1 - 2d + 0,09
2d = 1,09 - 0,16
2d = 0,83
d = 0,415 km = 415 m
1/15d = 1/15.415 ----> 1/15d = 0,00016










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